quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Trocas

Quando começamos o nosso site (http://www.nenhumdenos.com.br), logo imaginamos fazer dele um canal de comunicação com as pessoas que, de várias formas, admiram, ou mesmo sintam vontade de criticar o nosso trabalho. Abrimos então a possibilidade de nos remeterem e-mails, que chegam para todos os integrantes da banda.
Poucos acreditam que nós mesmos respondamos as mensagens que nos são enviadas, mas é isso que acontece. Contudo, o que de início nos pareceu uma grande qualidade, com o tempo se revelou um problema. Temos tido pouco tempo e pouca disciplina para manter atualizados os contatos que chegam por e-mail.
As pessoas nos perguntam “porque vocês não fazem um show na minha cidade?”, ou “como consigo encontrar discos, camisetas, bonés da banda?”, ou falam de quanto gostaram de um determinado show ou como gostam da banda (poucas críticas, os que não gostam não perderiam tempo com isso, certo?), ou, os melhores de todos: “a música de vocês me ajudou a atravessar uma fase difícil”, ou “virou o tema de meu relacionamento”.
Durante um tempo me disciplinei – assim como o Thedy, por um bom tempo também - e respondia todas as mensagens que nos eram enviadas, mas acabei sucumbindo a evidência de que seria impossível manter a correspondência atualizada. Uma semana longe do computador implicava em cerca de cem mensagens para responder. Ainda mais porque propus a mim mesmo responder, mesmo que de forma sucinta, cada mensagem sem usar respostas prontas, restringindo a automação à assinatura no final: um abraço, Carlos Stein. Mesmo isso eu mudava, às vezes.
Muito mais do que um “serviço” a favor da banda, logo percebi que o impacto dessas ações produzia em mim muito mais a satisfação pessoal de estar rompendo aquela barreira – que muitas pessoas nessas circunstâncias cultivam, mesmo que neguem – entre o “artista” e o seu público. Foram muitos elogios à minha humildade e desprendimento e, estaria sendo humilde se negasse nisso uma motivação?
Com o tempo esses elogios começaram a passar batido, dando lugar a outros tipos de motivação, uma delas em particular: conhecer um pouco mais desses personagens que ainda nos guardam muito mistério, os admiradores – não gosto da palavra fãs, me soa a convencimento, algum tipo de circunstância imutável que embute a pretensão de uma conquista nossa que implica numa fidelidade eterna – do Nenhum de Nós.
Por outro lado, percebi que a troca não estava sendo muito justa, na medida em que fornecia nas minhas respostas às mensagens mais um pouco da minha persona artística ou as resringia às questões relativas ao “serviço”da banda, enquanto essas pessoas nos contavam histórias muitas vezes tocantes a respeito de suas vidas. Mais de uma vez pude perceber que existia, do outro lado daqueles e-mails, pessoas que tinham alguma curiosidade de ler mais algumas linhas, que revelassem um pouco mais a respeito daqueles caras que, com freqüência e de diversas formas, ocupavam algum espaço em suas vidas. Por isso a idéia desse blog.
Levei muito tempo para criar um blog porque sempre achei muito pretensioso me imaginar palpitando sobre diversos assuntos sobre os quais nem tenho certeza de ter alguma opinião formada. Hoje tenho uma convicção: acho que nunca terei opiniões formadas a respeito de quase nada, mas minha intenção de tornar isso público ainda me soa um pouco pretensioso.
O que me conforta é que é muito fácil para qualquer um que, em algum momento, se revolte com minhas impertinências verbais manifeste essa indignação: me xingue, ou me descarte. Confesso que prefiro a primeira, me permite reconsiderar essas opiniões para uma futura correção de rota, ou, no mínimo, fornece o início de uma boa discussão.

6 comentários:

  1. Carlos, quando vi no site do NdN que poderia comunicar-me com vocês, fiquei muito feliz porque adoro demais as suas músicas. Quando fizeram um show na minha cidade (Salvador do Sul) há uns 7 anos atrás conheci o seu trabalho e me apaixonei de verdade. Vocês fazem uma música que toca fundo no meu coração. Sempre que posso, vou aos shows. Quando você me disse, em Harmonia, que são vocês mesmos que respondem os e-mails que recebem pelo site, fiquei super feliz, porque mostra que se importam com quem realmente gosta de vocês. Eu acho isso fantástico. Parabéns!!! E obrigada por sempre responder as minhas mensagens. Adoro demais o Nenhum. Saúde, paz, amor e sucesso sempre!!!! Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Carlos!!!Legal que tu criou um blog...Agora,assim como no do Thedy, vou passar todos os dias para ver os teus "palpites sobre diversos assuntos"hehe =D

    ResponderExcluir
  3. Carlos!
    Achei teu blog, agora qndo tu falar dele provavelmente vou ter lido o post!
    Ah, por sinal, olha no meu...
    morrissey não fez tão mal!

    ResponderExcluir
  4. Após um feriado cheio, achei teu blog e li todo, não tem muitas postagens ou tem, não sei me desliguei do mundo lendo ele, todos os posts são muito bons, bem filosóficos e ótimos, principalmente o post que fala que época boa era dormir no carro da familia ou na casa de praia, dá uma nostalgia.
    Após 8 anos de paixão pela banda pude ir ao primeiro show de vocês, morar no interior tem suas chatices, e me apaixonei mais ainda, incrível como é maravilhoso ver vocês de perto, quando subiram no palco parecia que meu coração ia sair andando de dentro do meu peito.
    VocÊs todos são maravilhosos, espero que não demorem tanto pra voltarem a Alegrete.
    Obrigado por existirem e fazerem músicas tão boas quanto a do Nenhum de Nós, vida longa e próspera pro NDN ,\\// (dedinhos do spock).

    ResponderExcluir
  5. Ei Carlos, tudo bem?
    Foi bom eu ter voltado aki para ler este post... pois eh, no dia seguinte em que fui ao show de vcs aki em Bsb, ja entrei na home do NdN e mandei uma msg pra vcs de la. Depois, vi os links dos blogs seu e do Thedy...Me empolguei mto mais, poderia ter um pouco mais de contato com "ustedes"... Ja entrei no myspace e convidei vcs, q por sinal ainda n me aceitaram ¬¬, imagino pq...sem tempo, compreendo e fiz um blog aki tbm, para ficar mais proxima disso tudo q me faz tao bem, vcs me inspiram a ser melhor. Nem gostava, nem tinha paciencia de mexer em blog, mas to gostando de ter uma razao por isso...
    Bjao a todos
    Ps: Achei vcs mto humildes e atenciosos.

    ResponderExcluir
  6. Carlinhos...

    Nossa! Muito bacana!Aliás, como tudo o que vem do NDN, não poderia ser diferente.

    Adoro!

    Bjos!

    Cirléia Souza

    ResponderExcluir